Gestão de Bankroll & SnG – Construindo um Bankroll

Fala galera, beleza?

Primeiro post do blog e vou falar de dois assuntos essenciais para iniciar uma carreira no poker, mesmo que seja como hobby. Vou dividir em 2 posts para não ficar um texto muito grande e cansar, desfocar, a leitura. Quero começar com um tema que é de MUITA importância para carreira de vocês. Isso vale tanto no poker, em especial para quem ta começando, como na nossa vida pessoal, que é a “Gestão de Bankroll”.

Bankroll nada mais é que seu caixa, ou seja, é a quantia reservada para você jogar poker. No poker temos que ter em mente que sempre iremos perder. A derrota vai estar sempre ao nosso lado. Por isso é essencial uma boa gestão de caixa.

Quando eu comecei a jogar, como falei com vocês na aba ‘Lucas Schmidt’ aqui em cima, eu tinha US$30 e não sabia exatamente que tipo de torneio jogar (mtt, sng, cash game). Fui na aba de ‘SnG’ do PokerStars e comecei a me registrar em torneios de $1,5 com 9 players. “Sit and Go” (ou SnG) são torneios que não tem hora para começar. Ele começa quando atinge um número pré-determinado de jogadores, nesse caso eram 9 jogadores. Nisso eu não fazia ideia se realmente era o certo. Eu simplesmente vi um jogo que tinha um buy-in baixo, apenas $1,5 e comecei a jogar. Lembra que falei que sempre iremos perder? Então, eu ainda não tinha muita noção da variância que existe nesse esporte mental. Venci alguns torneios mas também perdi e como essa gestão de bankroll estava completamente errada, eu tive que parar tudo e pesquisar o que realmente eu deveria fazer de acordo com o caixa que eu possuía.

Agora vamos lá. Se eu tivesse essa informação que vou passar certamente não passaria pelo “sufoco” que passei. Existe uma regra que varia de pessoa à pessoa e é bastante importante ser respeitada. Disciplina é fundamental. É a regra de quantos buy-in’s você precisa ter para jogar um determinado tipo de torneio. Para quem está começando, o ideal é manter um Bankroll seguro, aliás, ninguém quer ficar depositando dinheiro real toda hora.

A regra é simples, você precisa ter por volta de 75 à 100x o buy-in do torneio que você jogar. Exemplo, se você jogar SnG de $0.25 com 45 players numa estrutura regular (blinds aumentando de 10 em 10 min), você tem que ter em seu caixa $25. Esse torneio é uma maravilha para você fazer seu bankroll crescer (falarei sobre isso no próximo post!). Viu que diferença?? Quando comecei eu tinha apenas 20 buy-in para jogar os torneios de $1,5. É claro que isso não ia dar certo.

Então, essa regra varia também de jogador para jogador, alguns com estilos mais agressivos podem fazer uma gestão de bankroll com 50x a 75x o valor do buy-in, outros mais conservadores podem fazer aí 100x que é tranquilo. E se você está começando não se preocupe em jogar jogos mais caros. Poker é longo prazo! Então Lucas, se eu tenho US$1.000 para depositar, vou jogar torneios de US$ 10, correto? Errado, continue jogando valores baratos, $0.25, $1 no máximo, sem pressa! Você precisa pegar toda a dinâmica do jogo, estudar bastante para aí sim, quando tiver uma quantidade grande de jogos, subir de limites. Estudo e disciplina é fundamental.

Galera, a segunda parte desse post vai ser falando sobre os torneios Sit and Go, que são uma ótima forma para fazer crescer seu Bankroll. Espero que tenham gostado. Podem deixar comentários e sugestões, esse feedback vai ser fundamental para esse blog crescer cada vez mais e nós crescermos juntos, em conhecimentos.

Ah, não esqueçam de cadastrarem seu e-mail aqui ao lado. Assim, quando vierem novos conteúdos vocês sempre serão alertados por lá! E também divulguem para seus amigos, conto com vocês!

Abrs

Deixe um comentário